10 mitos e verdades sobre a alimentação

10 mitos e verdades sobre a alimentação

Quem nunca ouviu um conselho sobre determinado alimento? Algo que possa ajudar a perder peso ou tratar uma doença, por exemplo?  Apesar de, o conhecimento popular ser riquíssimo, nem sempre todas as informações que circulam por aí são verdadeiras.

Beber leite com manga faz mal? Chocolate causa espinhas? Café faz mal à saúde? Comer antes de dormir engorda? Será que tudo isso é mito ou verdade?

A seguir, nós falamos de algumas informações super comuns e desvendamos se elas realmente são reais ou não.

Mito ou verdade?

  1. “Comer chocolate dá espinhas” 

VERDADE. Embora seja nutritivo e forneça energia, quando o chocolate é rico em açúcar e gorduras como a verão ao leite, pode causar inflamações no organismo que refletem na pele;

  1. “É preciso cortar o glúten para ter uma dieta saudável”

MITO. O glúten deve ser cortado da alimentação em casos específicos e não pode ser retirado da dieta sem orientação profissional;

  1. “Café faz mal”

MITO. Quando consumido em moderação ele pode gerar benefícios para a saúde. É o consumo em excesso que prejudica causando ansiedade, insônia e outros sintomas;

  1. “Alimentos cozidos perdem os nutrientes” 

VERDADE. Eles chegam a perder 15% das vitaminas, fibras e minerais quando são cozidos em água. O correto é optar pelo cozimento à vapor;

  1. “Manga com leite faz mal”

MITO. Essa é uma questão histórica e tem origem nos tempos da escravidão, quando os Senhores de engenho percebendo que os escravos consumiam muita manga e querendo evitar que eles bebessem leite, divulgavam essa informação.

  1. “Tomar leite ajuda a dormir”

VERDADE. O leite conta com propriedades que induzem o sono, como o triptofano que ao ser ingerido é convertido em serotonina, hormônio que ajuda a relaxar e adormecer. Mas, para isso, ele precisa ser desnatado, já que a gordura estimula a atividade digestiva e atrapalha o sono.

  1. “Adoçante é melhor para a saúde”

MITO. A escolha entre açúcar ou adoçante depende das características de cada pessoa, se tem ou não problemas de saúde. Ambos devem ser utilizados com equilíbrio e responsabilidade. Há casos em que o adoçante é mais indicado, como para os portadores de diabetes. Porém, sempre que for uma opção, é indispensável que seja natural. Adoçantes sintéticos são prejudiciais à saúde.

  1. “Comer antes de dormir engorda”

MITO. O ganho de peso não está relacionado com o ato de comer antes de dormir, mas sim com a quantidade de calorias ingeridas durante todo o dia. Ir para a cama com fome, tendo ficado em jejum e consumido poucas calorias, faz com que o metabolismo desacelere, e isso sim evita a perda de peso.

  1. “Óleo de coco aumenta o colesterol”

MITO. Dentre todos os óleos, é considerado o melhor para ingestão. É de origem vegetal e não tem colesterol.

  1. “Proteínas de origem animal são indispensáveis para manter a saúde”

MITO. As proteínas de origem animal podem ser substituídas pelas de origem vegetal, sem comprometer a saúde. Existem muitos alimentos de origem vegetal ricos em proteínas como o feijão, grão de bico, quinoa, lentilha, oleaginosas e cereais integrais.

Na dúvida, se informe!

A informação é sempre a melhor saída para evitar prejuízos a saúde. Adotar hábitos inadequados com base em algo que ouvimos por aí, pode ser muito negativo. Portanto, busque sempre conhecer a verdade.

Além disso, é fundamental cuidar com carinho do que estamos comendo. Enriqueça a sua alimentação com os produtos do Empório Mais Vida. Visite nossa loja e confira.

Deixe um comentário