Os leites vegetais podem ser extraídos de grãos, castanhas, nozes, tubérculos e outros alimentos. São naturais, não levam adição de químicos e conservantes, e ainda possuem alto teor de nutrientes, que podem variar de acordo com o vegetal escolhido para o preparo.
Eles são uma alternativa ao leite de vaca. São muito utilizados por quem adere dietas veganas ou vegetarianas e também por quem tem intolerância ou alergia à lactose.
De modo geral, configuram uma opção mais saudável e também podem ser muito saborosos.
Já existe no mercado uma boa variedade de leites vegetais, o que tem contribuído para aumentar a sua popularidade. Mas, também é possível produzi-los de forma caseira, que é o mais indicado para aproveitar todos os nutrientes.
Vantagens de consumir leites vegetais
- Qualquer pessoa pode consumir os leites vegetais, desde que não tenha alergia ao vegetal utilizado na sua produção;
- São opções leves e podem ser consumidos como alternativa para hidratação, ao longo do dia;
- Para quem não consome leite de origem animal, são ótimos substitutos nas receitas de bolos, pães, tortas, cremes, molhos, etc;
- Não possuem gorduras saturadas e não elevam os níveis de colesterol ruim no organismo;
- São fontes de minerais como o potássio e de vitaminas do complexo B, podendo conter nutrientes variados de acordo com o vegetal utilizado na produção;
- Alguns vegetais utilizados na produção de leites, são excelentes fontes de fibras.
11 leites vegetais para você conhecer e aproveitar
1 – Leite de soja
É o mais comum de todos. Promove uma série de benefícios à saúde como redução do colesterol, prevenção a osteoporose, regulação do intestino e regeneração muscular. Algumas pessoas podem apresentar intolerância à soja, mas para quem não tem, é um leite de fácil digestão. Contém magnésio, fósforo, ferro, cálcio, cobre, aminoácidos essenciais e doze vezes mais proteínas que o leite de vaca.
2 – Leite de gergelim
É uma poderosa fonte de cálcio, possui 9 vezes mais cálcio que o leite de vaca. Além disso, contém magnésio, ferro, proteínas e vitaminas. O gergelim ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim, tanto a semente branca quanto a preta. Quando o leite é feito do gergelim torrado, seu sabor fica mais acentuado.
3 – Leite de coco
O coco é uma fruta que oferece muitos benefícios à saúde do corpo, da pele e dos cabelos. Ele é rico em magnésio, potássio e gorduras boas. Pode ser feito mais ou menos espesso, de acordo com o gosto de cada um. Tem um sabor levemente adocicado.
4 – Leite de linhaça
É um dos mais nutritivos que existem. A linhaça é fonte de ômega 3 e 6, contém fibras e vitaminas. O leite pode ser feito com linhaça marrom ou dourada. O produto final tem sabor neutro e é excelente para utilizar em receitas doces e salgadas.
5 – Leite de amendoim
É um dos mais econômicos, saborosos e nutritivos. O amendoim é rico em proteínas, gorduras e fibras, o leite produzido a partir dele, contribui para redução do colesterol ruim. O preparo é feito com o amendoim cru e com casca, mas também pode ser feito dele já torrado, o que deixa com um sabor mais marcante.
6 – Leite de semente de girassol
É muito nutritivo, rico em gordura saudável, magnésio e cálcio. Promove ação antioxidante que previne o envelhecimento precoce. Seu sabor também é mais neutro.
7 – Leite de castanha do Pará
A Castanha do Pará é rica em selênio que tem forte ação antioxidante. É um leite com baixo índice glicêmico, com sabor suave e que combina muito com receitas de bolos e biscoitos.
8 – Leite de amêndoas
Tem um sabor mais adocicado, mas também é muito saboroso. É dos mais fáceis de encontrar em supermercados. Contém proteínas, fibras, potássio e vitamina E.
9 – Leite de arroz integral
Ajuda na regulação da flora intestinal e tem ação desintoxicante. É rico em proteínas, vitamina B1 e Niacina. Tem sabor suave e pode ser usado em várias receitas, incluindo o creme de leite de arroz, que é bastante conhecido.
10 – Leite de semente de girassol
É muito nutritivo, rico em gordura saudável, magnésio, cálcio e antioxidantes que ajudam na prevenção do envelhecimento precoce. Seu sabor é mais neutro e suave.
11 – Leite de inhame
É uma alternativa muito saudável. O inhame produz um leite mais espesso e rico em benefícios para a saúde. É feito a partir do tubérculo cru e é muito recomendado para os períodos de TPM feminina e para o controle do açúcar no sangue.
Prepare seu leite vegetal caseiro
A melhor forma de aproveitar todos os nutrientes é fazendo o leite vegetal caseiro, a partir de vegetais selecionados e livres de produtos químicos.
Aqui no Empório Mais Vida você encontra uma ampla variedade de opções de produtos para produzir seus leites vegetais de forma caseira e totalmente natural. Visite nossa loja e confira.