Diferenças entre o chá natural e o chá industrializado

Se você consome chá, seja porque gosta ou porque busca neles benefícios para a saúde do corpo ou da mente, é importante conhecer as diferenças entre os chás naturais, que são aqueles vendidos a granel, e os chás industrializados, que são os de sachê ou caixa.

Apesar de serem mais práticos, os sachês não contêm as mesmas propriedades que os chás que estão em sua forma mais natural, assim como os em caixa, que consumimos gelados.

Para que você consiga entender melhor essas diferenças, vamos falar um pouquinho sobre cada um desses tipos de chás e a forma como eles são produzidos.

Chá em sachê ou caixa

Os chás em sachês são os mais fáceis de encontrar, principalmente nos supermercados. São organizados em caixas e as ervas vem trituradas dentro de um ‘saquinho’, o que facilita bastante o preparo e faz com que muitas pessoas optem por comprar esse tipo de chá.

Eles podem ser para preparo de infusões quentes ou chás frios e para serem produzidos, as ervas passam por um processo de trituração, ou seja, elas são quebradas, o que faz com que os óleos essenciais e, consequentemente, as propriedades nutritivas sejam muito reduzidas, quando não são totalmente eliminadas.

No caso dos chás gelados, encontrados em caixas e já prontos para consumo, como chá branco, verde ou hibisco, por exemplo, as plantas, além de trituradas, passam por um tratamento térmico especial.

Outro ponto é que o aroma e o sabor que conferem ao chá a experiência sensorial que ele proporciona, são comprometidos. Também muitas vezes, são adicionados conservantes ou corantes artificiais para compensar essa perda.

E os chás a granel, como são feitos?

Enquanto os chás de saquinho passam por todo esse processo industrial, a confecção dos chás a granel é muito mais artesanal. As folhas, raízes, flores ou outros componentes das plantas, passam por um processo cuidadoso de seleção, a fim de preservar a sua integridade e os nutrientes.

As variedades desse tipo de chá podem ser obtidas por meio de processos específicos de secagem, a depender da quantidade de água existente e a ser preservada em cada uma das plantas.

Muitas vezes, as ervas descartas na seleção de qualidade da produção a granel, são direcionadas para a confecção dos sachês.

Mas então, qual tipo de chá é melhor?

Precisamos considerar que os processos pelos quais as plantas são submetidas até chegarem no chá que nós consumimos, é de fundamental importância para a sua qualidade.

Portanto, quanto mais natural for o seu chá, quanto mais preservadas estiverem as suas propriedades medicinais, mais saboroso ele será, além de fornecer integralmente todos os seus benefícios.

E se você ainda prefere os industrializados pela questão da praticidade, vale muito a pena investir em um infusor, mesmo para quem consome chás gelados. Prepare por infusão e leve a geladeira. Pois, assim conseguirá um resultado mais saudável.

Onde encontrar chás de boa qualidade?

Na Empório Mais Vida você encontra variadas opções de chás a granel de altíssima qualidade, selecionados cuidadosamente para te oferecer o que a natureza tem de melhor. Além de outros produtos como castanhas, farináceos, frutas secas, sementes, grãos, especiarias, suplementos, e muito mais.

Nossa missão é fornecer aos nossos clientes produtos alimentícios saudáveis de qualidade e a preços mais atrativos.

Conheça agora mesmo a nossa loja.

compartilhe esse artigo...

Últimas do Blog