O sal tem a função de realçar o sabor dos alimentos, além de funcionar como um conservante. Ele faz parte da nossa alimentação diária e é essencial para a saúde do organismo, já que atua na manutenção do volume de plasma e equilíbrio do ácido-base, na transmissão de impulsos nervosos e no funcionamento celular.
Mas, também é atribuído ao sal, o surgimento de algumas doenças como o aumento da pressão arterial, insuficiência renal, acidente vascular cerebral, dentre outras.
O que ocorre é que, existe um consumo inadequado do sal que pode vir a causar os sintomas destes problemas. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o consumo diário seja de 5g de cloreto de sódio por pessoa, mas dados da Indústria Brasileira apontam que o consumo tem sido de 15g por pessoa.
Isso se dá, principalmente, pelo aumento no consumo de alimentos industrializados com alto teor de sal na composição.
Como alternativa muitas pessoas tem procurado consumir diferentes tipos de sal, como o sal marinho ou sal do himalaia. Mas, quais são as diferenças entre esses produtos?
Tipos de sal
Sal refinado ou sal de cozinha
É o tipo mais utilizado na culinária. Recebe adição de iodo, ingrediente que ajuda no funcionamento da tireóide e que é inserido no sal desde 1920 para prevenção do bócio e do cretinismo. Esse sal é processado para a remoção de impurezas, o que também reduz a concentração de minerais. Por ser fino, é misturado de forma mais homogênea aos alimentos. Para cada grama de sal refinado, temos 400mh de sódio.
Sal light
É um sal com redução da concentração de sódio, sendo 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Ele é indicado para dietas que exijam a restrição do consumo do sódio. Pacientes com doenças renais não devem utilizá-lo.
Sal do Himalaia
Tem tonalidade rosa e é fonte de cálcio, de potássio, magnésio, ferro e cobre. Cada grama contém 230mg de sódio.
Sal marinho
É mais caro que o sal de cozinha, pois seu processo de raspagem da superfície de lagos de evaporação é feito de forma manual, o que contribui na preservação dos minerais. A cada grama, conta com 420mg de sódio. Pode ser fino, grosso ou em flocos. A coloração pode variar de acordo com a região de extração.
Sal defumado
É um sal de tom acinzentado que passa por defumação em chamas de madeira, o que confere a ele um sabor especial. Uma grama de sal defumado conta com 395mg de sódio.
Sal Negro ou Sal da Índia
É um sal que contém composto sulfúrico e ferro e por conta disso tem um sabor sulfuroso. Uma grama contem 1380mg de sódio.
Flor de sal
Na sua elaboração são utilizados cristais extraídos das camadas superficiais das salinas. Seu sabor é mais intenso e tem textura crocante. Contém 10% a mais de sódio na composição e é indicado para acrescentar nos alimentos após a preparação. Cada grama contém 450mg de sódio.
Inclua alimentos mais saudáveis na sua dieta. Na Empório Mais Vida, trabalhos com uma ampla diversidade de produtos que fornecem saúde e vitalidade. Inclusive, temos disponível o sal marinho. Não deixe de conferir.