Já falamos aqui no Blog sobre as principais diferenças entre os tipos de sal mais encontrados no mercado. O sal rosa do Himalaia é um deles e tem se tornado cada vez mais popular entre as pessoas que buscam uma dieta mais equilibrada e saudável.
Mas, quais seriam os benefícios desse produto em relação ao sal refinado que usamos diariamente na cozinha?
Características do sal do Himalaia
O sal rosa do Himalaia ou simplesmente Sal do Himalaia, consiste em um tipo de sal que é naturalmente encontrado em tom de rosa/ salmão, no Paquistão, em regiões próximas ao Himalaia. Ele é extraído da mina de sal de Khewra, uma das maiores e mais antigas do mundo.
Acredita-se que ele se formou há milhões de anos, a partir da evaporação de antigos corpos d’água existentes no local. Sua extração é manual e o produto final é minimamente processado.
Não é um sal refinado e não contém aditivos na sua composição. Por conta disso, é considerado mais natural que o sal de cozinha que estamos acostumados a utilizar.
Diferenças
Assim como sal comum, ele é composto principalmente de cloreto de sódio. Com o diferencial de que, seus minerais e oligoelementos são mantidos. Calcula-se que, o sal do Himaladia contenha pelo menos 84 minerais e oligoelementos diferentes.
Quanto ao cloreto de sódio, os dois tipos têm quantidades parecidas, sendo que o sal comum concentra 381mg para cada grama e o sal rosa conta com 368mg para cada grama.
Portanto, o diferencial do sal rosa, está mesmo na quantidade de minerais que não são preservados na elaboração do sal comum. Dentre eles estão o magnésio, o potássio, o ferro, zinco, cobre, cálcio, fósforo, dentre outros.
Benefícios do sal do Himalaia
Alguns dos benefícios que estão relacionados ao uso do sal do Himalaia são:
- Equilíbrio do pH do organismo;
- Redução de sinais de envelhecimento;
- Melhora da qualidade do sono;
- Melhora dos sintomas de doenças do sistema respiratório;
- Regulagem dos níveis de açúcar no sangue;
- Estimula a produção de energia celular;
- Melhora da saúde cardiovascular;
- Ajuda da absorção dos nutrientes dos alimentos consumidos;
- Aumento da libido.
Uso e precauções
Apesar da sua maior concentração de minerais, assim como todos os tipos de sal, deve ser usado com moderação, especialmente por conta da alta concentração de sódio.
Como os grãos são maiores, ele pode ser usado substituindo o sal comum, com o uso de moedores.
Onde encontrar o verdadeiro sal do Himalaia?
Esse é um ponto muito importante a ser observado na hora da compra. O Sal do Himalaia só existe em um lugar do mundo, o Paquistão, Portanto, a procedência do produto deve ser verificada no momento da compra.
Na Empório Mais Vida você encontra esse produto com altíssima qualidade e procedência garantida. Visite a nossa loja e compre agora mesmo.