10 alimentos probióticos e seus benefícios para a saúde

São chamados de probióticos os micro-organismos vivos benéficos para o corpo humano. Trata-se de bactérias que vivem no intestino e promovem benefícios para a saúde do organismo como um todo.

Os alimentos probióticos podem conter uma ampla variedade desses micro-organismos, sendo que os mais comuns são os pertencentes aos grupos Lactobacillus e Biffidobacterium.

Dentre os principais benefícios do consumo de alimentos ricos em probióticos, está a melhora na digestão e na absorção dos nutrientes, além do favorecimento da presença de bactérias boas no organismo e a diminuição das ruins, que são causadoras de doenças.

Podemos citar também sua ação positiva para:

  • Prevenir e combater doenças intestinais;
  • Melhorar a digestão;
  • Melhorar a saúde da pele;
  • Melhorar o funcionamento do sistema digestivo;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Prevenir problemas como hipertensão, colesterol e obesidade;
  • Prevenir intolerâncias e alergias alimentares;
  • Dentre outros benefícios.

10 alimentos probióticos que ajudam a saúde

  1. Iogurtes: São os mais populares. São feitos a partir do processo de fermentação das bactérias do leite;
  2. Kefir: É um tipo de fermentação feito a partir do leite ou de água com adição de açúcares e outros ingredientes. A colônia de bactérias forma pequenos grumos que são chamados de grãos. Pode ser feito de forma caseira ou comprado pronto;
  3. Missô: É uma pasta fermentada feita a partir de soja, arroz e cevada, muito tradicional nas comidas japonesas. É um alimento rico em probióticos, vitaminas e proteínas;
  4. Kombucha: Consiste em uma bebida obtida por meio da fermentação de chá verde ou preto. Tem se tornado bastante popular e melhora muito a energia;
  5. Picles: Legumes em conserva, como o pepino, também são fonte de probióticos. Além disso, fornecem vitamina K;
  6. Vinagre de maçã: É uma importante fonte de probióticos, além de muitos outros benefícios que gera para a saúde;
  7. Leite fermentado: Sua composição conta com Lactobacilos, é facilmente encontrado em supermercados;
  8. Queijo e coalhada: A coalhada, assim como o iogurte e o kefir, também é rica em probióticos. Alguns queijos podem conter bactérias boas na composição, mas o ideal é sempre verificar isso na embalagem;
  9. Azeitonas: Assim como o picles, passa pelo processo de fermentação e é uma fonte de probióticos; 
  10. Shoyu: Resultado da fermentação de grãos de soja, é muito utilizado como tempero. Possui ainda ação antioxidante e vitaminas do complexo B.

Como consumir?

De acordo com os especialistas, o consumo de probióticos deve ser diário. Portanto, o ideal é incluir no cardápio do dia a dia, mantendo uma alimentação equilibrada e benéfica para a saúde.

Caso não seja possível fazer essa ingestão diária ou haja uma necessidade maior de consumo, é possível utilizar suplementos para esse fim. 

Quer melhorar a sua alimentação?

A Empório Mais Vida vai ajudar você!  Trabalhamos com uma ampla linha de produtos com alta qualidade e procedência garantida. São grãos, farináceos, encapsulados, castanhas, especiarias e tudo o que você precisa para levar uma vida mais leve, natural e cheia de saúde!

Entre em nosso site e conheça agora mesmo os nossos produtos. 

compartilhe esse artigo...

Últimas do Blog