Não basta só treinar pesado, se você quer resultados, tem que se alimentar direitinho. Nesse artigo, falaremos sobre aqueles alimentos que podem ser grandes aliados ao treino.
Seja para fins de emagrecimento, ganho de massa muscular, definição, dentre outros objetivos. Quem malha todos os dias, precisa manter uma alimentação adequada, não só para ter energia e disposição, mas também para potencializar os seus resultados.
Assim como o acompanhamento de um personal trainer faz toda a diferença, o nutricionista também tem um papel fundamental para a manutenção da saúde. Portanto, se você vai iniciar uma dieta, é muito importante buscar esse acompanhamento.
Conhecer os alimentos e como eles agem no nosso organismo, ajuda para que possamos aproveitá-los da melhor maneira possível. Saber o que comer antes e depois de treinar é uma forma de otimizar energia, melhorar o desempenho e ter resultados ainda mais satisfatórios.
Dicas do que comer antes e depois dos treinos
Pré-treino
Muitas pessoas têm o hábito de praticar exercícios em jejum e isso é um grande erro. Quando isso acontece, o desempenho cai e o organismo começa a recorrer aos músculos para obter a energia que necessita para funcionar. Então, ao invés de ganhar mais massa, você compromete a hipertrofia.
Para esse momento, são indicados alimentos ricos em carboidratos, pois eles fornecem energia e disposição. É importante que eles apresentem baixo índice glicêmico para que a liberação de açúcar no sangue ocorra de forma lenta, evitando a ocorrência de picos de insulina.
Alguns exemplos desses alimentos são: beterraba, batata doce, aveia, oleaginosas, tapioca, crepioca e frutas como banana e abacaxi.
A quantidade consumida depende dos objetivos e necessidades nutricionais individuais. Já com relação ao tempo, o ideal é comer entre uma e duas horas antes de treinar.
Pós-treino
A alimentação no pós-treino serve para auxiliar na recuperação muscular, repor as energias e fornecer substratos para que o corpo aumente o volume dos músculos que foram exercitados.
Nesse momento, deve ser priorizado o consumo das proteínas, pois elas reparam microlesões de forma natural e promovem a regeneração dos tecidos musculares. Já os carboidratos ajudam a repor as energias gastas.
Uma dica é fazer uma refeição completa ou um combinado de salada com arroz integral, batata doce com frango grelhado, ovos cozidos, sanduíches com proteína, dentre outras opções.
Alguns alimentos que ajudam no pós-treino: frango, peito de peru, carnes, peixes, vitaminas de frutas, pães, queijos, cereais, iogurtes, linhaça, leguminosas e vegetais como brócolis, cenoura e beterraba.
Melhore os seus resultados
Uma dieta adequada melhora os seus resultados e ajuda na promoção de uma vida mais saudável.
Lembre-se ainda de manter a hidratação em dia e evitar o consumo de alimentos industrializados e ricos em gordura ou açúcar.
Enriqueça o seu cardápio com os produtos do Empório Mais Vida. Nossa loja está repleta de opções de produtos naturais e saudáveis com alta qualidade e procedência garantida.