A dieta cetogênica é um método alimentar que foi criado nos anos de 1920, como alternativa complementar para o tratamento de epilepsia. A partir dos anos 60, ela começou a ganhar popularidade como aliada na perda de peso.
O nome cetogênica vem de cetose, que é o nome dado ao processo de queima de gordura induzida por um corte radical no consumo de carboidratos.
Os carboidratos são os principais fornecedores da glicose, que é o combustível, a energia necessária para o funcionamento das células. Quando eles não são consumidos, o organismo passa a buscar por outras fontes de energia, especialmente na gordura.
Dessa forma, a dieta cetogênica força o organismo a queimar as gorduras e lipídios para gerar energia. Ao encontrar poucos carboidratos, o fígado faz a conversão da gordura corporal e da gordura consumida em ácidos graxos e corpos cetônicos, que realizam esse processo.
Esse tipo de dieta pode ser recomendado para prevenir e controlar convulsões e crises de epilepsia, para tratar a obesidade, a diabetes do tipo 2 e para alguns tipos de câncer. Mas, a grande maioria das pessoas utiliza com o objetivo de perda de peso.
Por ser uma dieta restritiva, é imprescindível que seja feita com acompanhamento profissional.
Benefícios da dieta cetogênica
- Estimula a queima de gorduras e, consequentemente, a perda de peso;
- Auxilia na perda de gordura abdominal;
- Reduz os níveis de triglicerídeos;
- Aumenta os níveis do colesterol bom;
- Controla a quantidade de açúcar no sangue;
- Promove o controle da pressão arterial;
- Trata sintomas da síndrome metabólica;
- Auxilia no tratamento de transtornos neurológicos;
- Controla o apetite.
Como fazer essa dieta?
Inicialmente, é preciso consultar um profissional de nutrição. Ele fará o cálculo da necessidade energética, que é uma medida individual que considera diversos fatores como o peso, a idade, sexo, altura, nível de atividades físicas realizadas, dentre outros.
A partir disso, é estabelecido um limite diário de calorias e pré-definido o cardápio, que também pode ser adaptado de acordo com os gostos de cada pessoa.
Alimentos permitidos na dieta cetogênica
A dieta é composta principalmente por alimentos que são ricos em proteínas e gorduras boas. Dentre as opções que estão permitidas no cardápio, estão:
- Peixes;
- Carnes vermelhas;
- Peito de frango;
- Ovos;
- Carne suína;
- Presunto e peito de peru;
- Manteiga;
- Oleaginosas;
- Requeijão;
- Azeite de oliva;
- Queijos;
- Alface e verduras verdes escuras;
- Abacate;
- Coco;
- Água, café e chá sem açúcar.
Alimentos proibidos
- Farinhas;
- Macarrão;
- Pão;
- Doces;
- Bebidas alcoólicas;
- Amidos;
- Leguminosas como feijão, ervilha, soja e grão-de-bico;
- Sucos;
- Tubérculos como batata, mandioca, cenoura, inhame, etc.
A dieta cetogênica é segura?
Desde que feita sob orientação profissional em prazo determinado. Por contar com um cardápio muito restritivo, se feita por tempo prolongado, ela pode causar efeitos colaterais. Portanto, é necessário ter muito cuidado.
Existem grupos de pessoas para os quais ela é contraindicada, como os idosos com mais de 65 anos, crianças e adolescentes, mulheres grávidas ou lactantes.
Além disso, deve ser evitada por pessoas que tenham risco aumentado de cetoacidose, em diabéticos tipo 1 e 2 descontrolados, pessoas com histórico de doenças renais, do fígado ou problemas cardiovasculares.
A melhor forma de conseguir bons resultados, sem prejudicar a saúde e o bem-estar, é buscando por orientação de profissional qualificado e investindo em alimentos de boa qualidade.
Se você vai fazer dieta cetogênica ou está buscando por alternativas alimentares mais saudáveis, a Loja Empório Mais Vida é sua grande parceira nessa busca.
Nossa loja conta com uma ampla variedade de produtos naturais e saudáveis, com procedência garantida e altíssima qualidade. Tudo no mesmo lugar, com excelente custo-benefício e atendimento especial. Visite nosso site e confira agora mesmo as opções disponíveis.