Quais as diferenças entre intolerância, sensibilidade e alergia alimentar?

Quais as diferenças entre intolerância, sensibilidade e alergia alimentar?

Desconfortos gerados pelo consumo de determinados alimentos podem estar associados a problemas alimentares como a intolerância, sensibilidade e alergia. E por mais que boa parte das pessoas pense que é tudo a mesma coisa, existem diferenças.

Muitas vezes, os sintomas podem ser bastante parecidos e a reação pode até ser causada pelos mesmos tipos de alimentos. Isso favorece a confusão, mas é preciso saber reconhecer cada problema, para então buscar o tratamento adequado.

Se você está entre o grupo de pessoas que ainda tem dúvidas sobre esse assunto, a seguir, explicamos de forma simples quais são as diferenças existentes.

Intolerância Alimentar

A intolerância alimentar é causada pela não produção de enzimas que fazem a digestão de um determinado alimento. Ou seja, o organismo da pessoa não produz essas enzimas e por isso o corpo não consegue fazer o processo digestivo, causando uma reação.

Esse é um termo que tem sido muito falado de algum tempo pra cá, principalmente pelo crescimento do número de pessoas intolerantes à lactose. Nesse caso, o organismo não produz uma enzima chamada lactase que faz a digestão do leite.

A intolerância alimentar se manifesta com sintomas como vômito, diarreia, flatulência, prisão de ventre, dor, náuseas, inchaço e desconforto abdominal.

A saída é procurar por um médico que recomende o tratamento adequado. Em alguns casos, como a intolerância à lactose, existem medicamentos que são ingeridos antes da refeição, e que ajudam o corpo a fazer a digestão.

Alergia 

A alergia alimentar é uma resposta do organismo para o consumo de alimentos ou substâncias que ele não conhece e que rejeita. Quando isso acontece, ele aciona o sistema imune e responde com uma reação inflamatória.

Em algumas situações, podem ocorrer as chamadas reações alérgicas, onde o organismo se expressa, geralmente, por meio do sistema respiratório, com tosse, falta de ar e outros sintomas.

A identificação de uma alergia alimentar é feita por meio de exames. Um deles é o RAST, exame de sangue laboratorial. E o outro é o teste cutâneo, que é feito na parte superficial da pele e sai em apenas 20 minutos.

Existem casos graves de alergias alimentares, capazes de gerar choques anafiláticos. É uma resposta súbita do corpo ao contato com alguma substância ou a picada de insetos, e depende da sensibilidade de cada organismo. Pode causar sintomas como coceira generalizada, vômitos, apertos no peito, tosse, arritmia cardíaca, queda de pressão, dentre outros.

Quando esse tipo de reação acontece, é necessário socorro imediato para tomada dos devidos cuidados, a fim de evitar consequências graves como a morte por asfixia. 

Pessoas portadoras de alergias alimentares precisam tomar cuidados preventivos como uso de colares ou braceletes com a identificação da alergia para em casos de reações graves, facilitar o reconhecimento e atendimento, ter o kit de tratamento de choque fornecido pelo médico e saber aplicar em si mesmo a injeção de emergência.

Sensibilidade

A sensibilidade alimentar tem sintomas parecidos com o da alergia, porém geralmente mais brandos. Sua causa é uma reação exagerada do sistema imune ao entrar em contato com pelos de animais, pólen, mofo, descamações, algumas proteínas alimentares, etc.

Nesse caso, as reações são mais atenuadas e podem levar de 45 minutos a 3 dias para se manifestarem, geralmente se concentrando no sistema gastrointestinal, com sintomas como vômito, diarreia, inchaço, dentre outros.

Geralmente, para casos de sensibilidade, o médico prescreve antialérgicos e dependendo das reações, pode indicar outros tipos de tratamento.

Cuidados com a alimentação

A melhor forma de evitar que esses sintomas se manifestem, é tomando todos os cuidados necessários com a alimentação. 

Hoje em dia, existem muitas opções de produtos para substituição daqueles que causam algum tipo de reação quando consumidos. É o caso, por exemplo, dos leites vegetais, que podem substituir o leite de vaca em casos de intolerância à lactose.

Conhecer os alimentos e comprar sempre de lojas com garantia de procedência é a melhor forma de cuidar de si mesmo.

A Loja Empório Mais Vida tem uma ampla variedade de produtos naturais e saudáveis, de altíssima qualidade. Tudo para ajudar você a levar uma alimentação equilibrada, variada e nutritiva. Acesse nosso site e confira.

Deixe um comentário