Ter qualidade de vida, independente da idade, exige a adoção de hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas, uma alimentação variada e equilibrada, momentos de lazer e interação social, dentre outros.
Para as pessoas que já passaram dos 60 anos de idade, esses cuidados precisam ser ainda maiores.
Com o envelhecimento, o corpo humano passa por mudanças fisiológicas e esse é um processo natural. Nesta fase, ele já não apresenta mais a mesma força, energia e disposição de antes.
Porém, com bons hábitos e uma alimentação de qualidade, é possível suprir as carências nutricionais e usufruir de uma vida saudável.
Por que a alimentação saudável é tão importante para os idosos?
Com o processo de envelhecimento, começam a ocorrer diversas mudanças no corpo. Os ossos passam a se desgastar, os músculos tem as suas forças reduzidas, os hormônios se alteram, as células enfraquecem, e assim por diante.
Com tudo isso, o organismo fica mais propenso ao desenvolvimento de doenças como hipertensão, diabetes, osteoporose, dentre muitas outras.
Hábitos mais saudáveis, incluindo a prática regular de atividades físicas, boas noites de sono e uma dieta rica em nutrientes, asseguram que esse processo não ocorra de uma forma prejudicial ao organismo, conservando a saúde, protegendo contra doenças e promovendo o bem-estar.
Dicas para melhorar a alimentação dos idosos
- Prefira alimentos naturais, evitando os industrializados/ ultra processados que não contribuem para a nutrição do organismo;
- Invista em alimentos que são fonte de fibras, pois elas ajudam no controle da glicose, na redução do colesterol e na prevenção do câncer de cólon. Elas estão presentes nos cereais integrais, nas frutas, sementes e hortaliças;
- Inclua gorduras boas na alimentação diária, elas ajudam a fortalecer o coração e o sistema nervoso central, previnem doenças cardiovasculares, melhoram a memória e a concentração. Elas podem ser encontradas no azeite de oliva, nas oleaginosas, no abacate e em algumas sementes como chia, linhaça e gergelim;
- Siga uma rotina de refeições, isso é essencial para o bom funcionamento do organismo;
- Reduza o uso de sal nos alimentos, prefira temperos, especiarias e ervas que ajudam a reduzir a utilização do sódio, pois ele é um grande causador de problemas como inchaço, hipertensão, doenças renais e cardiovasculares;
- Aumente a ingestão de vitamina B12, cálcio e vitamina D, eles são essenciais no funcionamento do organismo e na proteção contra doenças. Além de manter o cérebro ativo;
- Mantenha uma ampla variedade de alimentos no cardápio, isso ajuda a manter o prazer em comer e fornece nutrientes e vitaminas variados.
Conte com a gente para manter uma alimentação rica e nutritiva
Aqui na Empório Mais Vida você encontra uma ampla variedade de produtos que podem ajudar na promoção de uma dieta rica para a terceira idade.
Trabalhamos com grãos, farináceos, chás, encapsulados, castanhas, frutas secas, temperos e especiarias.