A queda de cabelo pode ocorrer por diversos fatores. Dentre eles estão o enfraquecimento devido a tratamentos químicos nos fios, infecções, utilização de medicamentos, estresse, alterações hormonais e má alimentação.
Sim, uma alimentação deficiente de nutrientes como vitaminas, proteínas e minerais pode causar o enfraquecimento dos fios e a queda.
De acordo com os especialistas, é natural a perda diária de 50 até 100 fios de cabelo. Isso fecha um ciclo de crescimento que dura cerca de 6 anos. Eles crescem, entram numa fase de repouso por cerca de três meses e depois disso, caem. Isso quer dizer que sempre teremos fios nascendo e caindo.
O problema acontece quando a queda dos fios passa a ser excessiva. Em muitos dos casos, ela pode ocorrer acompanhada de outros sintomas. Se for assim, é imprescindível procurar por um médico, pois pode ser um alerta de que algo não está bem.
Porém, em boa parte dos casos, ela pode ser motivada pela má alimentação.
Como isso acontece?
A falta de nutrientes pode deixar os fios de cabelo mais fracos e em consequência disso, ocorre a queda.
Os fios de cabelo são compostos, essencialmente, por proteínas (queratina), mas são diversos os elementos que contribuem para a sua saúde. Dentre eles estão minerais como ferro e zinco, que são fundamentais para o equilíbrio capilar, já que estimulam o crescimento folicular, assim como o selênio e o magnésio.
As vitaminas C, E e o betacaroteno trabalham no combate a radicais livres e na produção do colágeno, protegem contra os efeitos dos raios solares e são importantes para a produção de sebo.
O couro cabeludo se beneficia com o ômega 3 e óleos essenciais ingeridos a partir de certos alimentos.
Todos esses nutrientes e vitaminas podem ser consumidos por meio de uma alimentação variada e saudável. Em casos de dietas com deficiência deles, o enfraquecimento e a perda dos fios vão acontecer.
Além disso, a hidratação (consumo de água) é fundamental para manter a saúde dos cabelos.
O que comer para evitar a queda de cabelos?
Uma dieta que contemple as vitaminas A, vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, proteínas e ferro, ajuda a evitar a queda e manter os fios mais fortes.
Abaixo, temos alguns exemplos de alimentos que são fontes desses nutrientes.
- Vitamina A – Espinafre, cenoura, mamão, manga.
- Vitaminas do complexo B – Peixes, castanhas, abacate, vegetais de folha verde escuro.
- Vitamina C – Laranja, limão, acerola, morango, goiaba.
- Vitamina E – Cereais integrais, sementes, óleos vegetais;
- Proteínas – Carnes, ovos, leite, soja;
- Ferro – Feijão, quinoa, vegetais verdes, tofu.
Mantenha uma alimentação rica e tenha cabelos mais fortes e sedosos
Como você pode ver, a saída para manter os fios sadios, é levar uma alimentação variada, com uma boa fonte nutricional.
Esse cuidado beneficia a saúde de forma integral e contribui para uma vida com mais qualidade.
Você pode encontrar uma ampla variedade de produtos naturais e saudáveis na nossa loja, incluindo castanhas, cereais integrais, sementes, quinoa, e muitos outros que ajudam a evitar a queda de cabelos.
Acesse nosso site para conhecer os nossos produtos.