SAL X SÓDIO – Qual a diferença?

A confusão entre Sal e Sódio é bastante comum e se você também já passou por isso, agora é o momento de esclarecer todas as dúvidas e entender quais são as diferenças existentes entre esses dois minerais.

O sódio é um dos componentes existentes no sal. Ou seja, existe sim sódio na composição daquele sal que usamos diariamente na cozinha, mas eles não são a mesma coisa.

O sal é composto por 60% de cloro (CI) e 40% de sódio (Na), por isso que também é chamado de cloreto de sódio (NaCi).

O Sódio faz mal à saúde? 

O principal uso do sal é para fornecer sabor aos alimentos. Mas, muito se fala que ele é prejudicial para a saúde, justamente pela alta concentração de sódio contida em sua composição.

A verdade é que, o sódio é muito importante para o funcionamento do coração e a sua deficiência pode causar problemas como a arritmia cardíaca. Além disso, juntamente com o potássio, ele tem a função de regular a quantidade de líquidos nas células. Outra função do mineral é a estabilização da pressão arterial. 

Mas é claro que, quando consumido de forma desregrada também pode provocar danos à saúde.

Portanto, como todos os ingredientes que compõe a nossa alimentação, é necessário sempre manter o equilíbrio. 

Qual é a quantidade recomendada?

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a quantidade diária de sal recomendada é de no máximo 5 gramas, o que equivale a 2 gramas de sódio. 

É preciso levar em conta que alguns alimentos já contém o sal naturalmente e por isso é necessário ter cuidado, já que quando consumidos, se faz necessário reduzir o sal em outras refeições.

Alimentos com alta concentração de sódio:

  • Macarrão instantâneo;
  • Salgadinhos industrializados;
  • Caldos de carnes industrializados;
  • Queijos amarelos;
  • Embutidos como salame e mortadela.

Dicas para reduzir o consumo de sal

  • Preferir sempre pelo consumo de alimentos frescos;
  • Evitar o consumo de alimentos embutidos, defumados e enlatados, pois possuem alta concentração de sódio;
  • Evitar o consumo de frituras, milanesas e empanados industrializados;
  • Optar pelo preparo caseiro de caldos de carnes ou legumes, eles podem ser feitos até mesmo com as sobras e são muito mais nutritivos;
  • Consumir mais temperos, ervas e especiarias. Dessa forma, é possível ressaltar o sabor da comida sem a necessidade de inserir tanto sal;
  • Comprar sal light, que possui menor concentração de sódio.

Você é o que você come!

Uma alimentação equilibrada ajuda a manter a saúde geral do organismo, evita o aparecimento de doenças e melhora muito a qualidade de vida.

É por isso que é tão importante investir tempo para conhecer os alimentos e escolher de forma consciente aquilo que vai parar no seu prato.

Se você quer fazer escolhas positivas pela sua saúde, então o Empório Mais Vida tem opções incríveis para te apresentar.

Visite o nosso site e conheça a grande quantidade de produtos naturais, de altíssima qualidade e com preço que cabe no seu bolso e na sua dieta.

Mais equilíbrio e mais energia pra você viver a vida da melhor forma possível. 

compartilhe esse artigo…

Últimas do Blog