Entenda a diferença entre veganismo e vegetarianismo
É cada vez mais comum ouvir falar que alguém se tornou vegano ou vegetariano, não é mesmo? Estes são termos utilizados para definir um estilo de vida, que compreende uma dieta e comportamentos alicerçados na proteção do meio ambiente e dos animais.
Mas, é claro que para muitas pessoas, as diferentes nomenclaturas ainda causam confusões e isso é completamente normal. Até porque, no próprio vegetarianismo existem diferentes práticas.
Para solucionar de uma vez por todas essas dúvidas, vamos explicar a seguir o que cada uma das dietas representa.
Vegetarianismo
O vegetarianismo é um tipo de regime alimentar que exclui o consumo de produtos que tenham origem animal. Mas, dentro desse tipo de dieta podem existir variações.
É importante ressaltar que os vegetarianos não consomem nenhum tipo de carne, o que inclui as carnes de boi, porco, frango, peixes, frutos do mar e produtos derivados como presunto, salsichas e assim por diante. As variações alimentares ocorrem apenas com relação ao consumo de ovos e derivados de leite.
Veja a seguir quais são os tipos de vegetarianismo existentes:
- Ovolactovegetarianos: são as pessoas que não consomem nenhum tipo de carne, mas ainda utilizam ovos, leite e seus derivados na alimentação;
- Lactovegetarianos: são aqueles que excluem produtos de origem animais, com exceção apenas de laticínios;
- Ovovegetarianos: excluem os produtos de origem animal, com exceção dos ovos;
- Vegetarianismo estrito: exclui todos os produtos de origem animal da alimentação.
Veganismo
Além de cortar todos os alimentos que tenham origem animal do cardápio, os veganos são contra o consumo de qualquer produto que tenha origem animal em sua composição, o que inclui aqueles que são fabricados a partir de testes em animais. Além disso, não frequentam eventos ou qualquer atividade que esteja relacionada com a exploração animal e nem investem em marcas que patrocinam essas práticas.
Quanto aos hábitos de consumo dos veganos, podemos exemplificar:
- A exclusão total de alimentos de origem animal, incluindo as carnes e seus derivados, ovos, leite, mel, etc;
- Não compram roupas feitas com lã, pele, seda, couro, etc;
- Não utilizam produtos de higiene pessoal de marcas que testam em animais, como shampoos, sabonetes, creme dental, etc.
- Cosméticos e maquiagens devem ser naturais e não passar por testes em animais;
Por que as pessoas se tornam veganas ou vegetarianas?
Essas são escolhas pessoais que, de modo geral, são movidas por questões éticas, de saúde, defesa do meio ambiente e da sociedade, amor pelos animais, dentre outros motivos.
A escolha do tipo de dieta a ser levada também pode depender de questões de saúde.
O segredo para manter-se saudável mesmo com tantas restrições, é investir em uma alimentação variada e equilibrada. E mesmo que isso pareça difícil para quem tem o hábito de comer carnes todos os dias, é algo completamente possível.
A Empório Mais Vida conta com uma ampla variedade de produtos naturais e saudáveis para a promoção de dietas ricas em qualidade. Nossos produtos atendem todas as pessoas que estão dispostas a viver de maneira mais equilibrada e saudável.